Como a neurociência influencia na vida profissional

O nosso cérebro é um dos órgãos mais complexos e que ainda tem muitos mistérios. Diversos estudiosos focam o estudo da mente e como ela funciona. Você já parou para pensar nisso? Se você quer saber o que é Neurociência, saiba que ela tem total relação com a mente.

O estudo da Neurociência pode ser aplicado em diversas áreas do nosso dia a dia, incluindo a carreira. Se você quer saber como pode impulsionar ainda mais a sua vida profissional, veja como esse campo de estudo pode te ajudar. Continue a leitura.

Conceitos básicos para entender o que é neurociência

Esse campo científico foca o estudo do sistema nervoso. Ele não se resume apenas ao estudo psicológico, como muitos imaginam, mas vai muito além e aborda outros aspectos, como comportamento, anatomia, questões cognitivas, entre outros.

Para você ficar por dentro, vale saber que o estudo sobre essa área ganhou força a partir de 1970. Porém, aqui no Brasil, a área é explorada desde a década de 1950, através de pesquisas realizadas por universidades brasileiras renomadas.

Para entender o que é Neurociência, é preciso conhecer alguns termos importantes dessa área. Assim, fica muito mais fácil compreender esse campo de estudo. Veja:

  • neurônio: célula do sistema nervoso que transmite sinais elétricos e químicos;
  • neurotransmissores: substâncias químicas que transmitem sinais entre os neurônios da sinapse;
  • sinapse: ponto de comunicação entre dois neurônios, em que os sinais são transmitidos pelos neurotransmissores;
  • cognição: conjunto de processos mentais, como aprendizado, memórias, raciocínio, percepção e resolução de problemas;
  • SNC (Sistema Nervoso Central): é composto pelo cérebro e pela medula espinhal. Controla as funções corporais;
  • SNP (Sistema Nervoso Periférico): rede de nervos que conectam o SNC ao restante do corpo. Transmite sinais sensoriais e motoras.
  • sistema límbico: conjunto de estruturas cerebrais que envolvem emoções, memória e motivação;
  • plasticidade neural: capacidade do cérebro de se adaptar e se reorganizar em resposta a novas experiências;
  • mapeamento cerebral: técnica utilizada através de ressonância magnética funcional ou eletroencefalograma para visualizar as atividades cerebrais.

Categorias

Publicidade

Assine nossa newsletter